Como fazer Otimização de Vídeos no Youtube

Assim como podemos otimizar um site para obter melhores posições no ranking do Google, também podemos otimizar um vídeo para conseguir uma maior exposição nos resultados do Youtube.

O Youtube é a segunda maior ferramenta de busca do mundo, atrás apenas do próprio Google. A cada minuto, são postados mais de 48 horas de novos vídeos.

Vídeos têm uma grande atratividade também nos resultados do Google, o que pode aumentar incrivelmente seu CTR rapidamente.

Qualidade de Conteúdo

Sempre que for fazer SEO, vai precisar pensar em entregar um conteúdo de qualidade. Eles precisam ser relevantes e claros.

Seja objetivo, pois não terá muita chance com os visitantes: a maior parte das desistências ocorrem dentro de 5 segundos, então aproveite essa chance de atrair a atenção do espectador.

Vídeos que são guias, passo-a-passo e análises costumam ter bastante sucesso. Esse conteúdo é muito apreciado pelos usuários, então pode ser um filão interessante para entrar. Mas pense em como pode oferecer algo novo para a comunidade. Não tente fazer o que já existe. Se achar algum tipo de vídeo interessante, tente pensar em como aplicar isso para o seu nicho.

Title

Aqui funciona exatamente o mesmo princípio da otimização de sites. A recomendação é otimizar seus títulos que atraiam os olhares do usuário e o convença a clicar. Que melhor forma de fazer isso do que incluindo a palavra-chave que ele digitou?

Mas tome cuidado! É aí que muitos profissionais erram ao querer criar títulos artificiais só para satisfazer esse ponto. Lembre-se de ter uma chamada interessante, com algum adjetivo conferindo uma qualidade única ao vídeo. Incluir várias palavras-chave sempre terá cara de SPAM, e isso nunca é vantajoso.

Importante: é possível incluir títulos de até 100 caracteres, mas nos resultados do Youtube e Google só cerca de 55 serão exibidos.
Seja criativo nesses primeiros para atrair muitos cliques.

Tags

Utilize as tags como aliadas da otimização, incluindo frases chave para definir o vídeo. Seja claro e não utilize linguagem técnica ou complicada. A ideia é ser uma informação direta pra qualquer tipo de pessoa que estiver lendo.

Você pode abordar novamente suas palavras-chave, mas tente ampliar o escopo delas um pouco mais, inserindo talvez numa pequena frase de 3 ou 4 palavras. Leve em consideração na hora de escolher o título do vídeo em como você as utilizará nas tags.

Description

Inclua na descrição do seu vídeo algumas informações que possam agregar valor ao vídeo, como onde ele foi filmado e porque. Isso aumenta a chance de algum usuário simpatizar com seu vídeo. E quanto mais vínculo o usuário tiver com você, maior a chance dele compartilhar.
Assim como nas outras áreas, inclua também uma descrição com palavras-chave que definem o vídeo. A utilização extensiva das palavras-chave para otimizar seu sitemap fazem com que o vídeo seja melhor indexado pelos robôs de análise, e oferecem um ambiente mais compreensível para o usuário ao ver a palavra que ele digitou no campo de busca.

 

Importante: é possível incluir títulos de até 500 caracteres, mas nos resultados do Youtube só cerca de 70 serão exibidos.
Novamente, seja criativo para atrair muitos cliques.

 

Duração

O tamanho de um vídeo é um fator crítico de sucesso. A maioria dos usuários assistem por volta de 1min30seg dos vídeos. Produza vídeos com no máximo 5 minutos. Depois analise as estatísticas, e veja se o seu público tem interesse em assistir todo o vídeo. Com isso você tem uma sustentação para explorar vídeos com maior duração.

Se for um assunto muito grande, tente separar o conteúdo em capítulos divididos em diversos vídeos. Isso torna a visualização mais dinâmica e te dá uma maior chance de manter seu espectador. E justamente o tempo de visualização de vídeos pelos usuários é um fator de ranqueamento.

Video Sitemaps

Uma das melhores formas de mostrar um conteúdo que gostaria de ser indexado é através do sitemap. Então submeta um sitemap do seu vídeo para facilitar a vida do robô do Google.

A ferramenta Webmaster Tools do Google ajuda bastante nisso, tornando o trabalho bem fácil. Novamente, utilize palavras-chave para tornar o conteúdo mais atraente para as ferramentas de busca.

Opções de incorporação

Oferecer o máximo de opções de utilização para os usuários é a melhor forma de aumentar o alcance do seu conteúdo. Uma das formas é disponibilizando aos outros usuários de incorporarem (embedding, em inglês) o vídeo no site deles.

Além de aumentar a exposição potencial, oferecer essa opção pode ajudar na construção de links apontando para o seu vídeo. E novamente, a quantidade de links é um dos fatores de ranqueamento mais importantes, então preste atenção neste ponto!

Interações

Seus usuários podem ajudar ainda mais ao interagirem com o vídeo, além de somente assistí-lo. Estimule as pessoas a fazerem comentários, votar no vídeo com o Gostei ou Não Gostei. Isso ajuda a tornar o vídeo mais interessante para um bom ranqueamento. Veja alguns fatores que você deve sempre trabalhar o seu desenvolvimento:

  • Visualizações
  • Avaliações
  • Inclusão em Listas de Reprodução
  • Compartilhamentos
  • Incorporações
  • Comentários
  • Idade do vídeo
  • Visualizações do canal
  • Inscritos no canal
  • Links pro vídeo

Agora chegou a hora de juntar tudo o que aprendeu aqui e aplicar aos seus vídeos. Pode ter certeza de que tudo isso irá aumentar a exposição deles, e com isso, trazer mais acessos!

Fonte: SEO Master

 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *